Hoje, no Dia do Sommelier, vamos compartilhar uma entrevista exclusiva com nossa colaboradora Carine, na qual atua da e-Get, trazendo diversas soluções aos clientes do BeerSales diariamente, e que ainda, possui todo conhecimento técnico de forma comprovada de um Sommelier. Confira só:
- Conte um pouco para nós sua trajetória com a cerveja; Como a cerveja artesanal entrou na sua vida? Você já tinha feito cervejas desde quando? Em qual momento ocorreu para ir em busca de maior conhecimento?
Em 2015, o assunto surgiu em conversa entre amigos sobre como produzir cerveja em casa! Um certo tempo depois, uma cervejaria da cidade em que resido, Santa Cruz do Sul/RS, ofertou um curso de homebrewer e não pensei duas vezes para me inscrever! Depois de algumas brassagens comecei a me questionar se o produto que eu estava produzindo estava com falhas e como poderia identificar elas, além de outras dúvidas, tais de como saber se o produto estava dentro do estilo que eu havia escolhido.
- Quais os principais aprendizados que você ganhou ao se tornar uma Sommelier?
O curso conta com uma abrangência incrivelmente grande e traz amplitude no entendimento da cultura da cerveja! É possível aprender desde os insumos, produção, escolas cervejeiras, armazenamento do produto, harmonização, serviço, tipos de copos, e até marketing cervejeiro, tudo isso sem ainda sem mencionar a incrível parte de análise sensorial.
O curso agregou muito conhecimento sim, mas quanto a “me tornar uma sommelier” você vai entender um pouco mais a seguir!
- O que é para você ser um Sommelier?
Sempre acompanho os conteúdos nas redes sociais da Bia Amorim, e em um deles ela questiona se você é “sommelier de si mesmo” ou se você ESTÁ sommelier! No meu caso fiz o curso para melhorar minhas cervejas e entender melhor o que estava consumindo! Já tive oportunidade de transferir meu conhecimento para o público, mas hoje uso meu conhecimento para ter uma experiência melhor ao degustar, buscando qualidade e beber com moderação.
- O que é preciso para ser um Sommelier?
Não basta só você fazer o curso e ter certificado ou ainda, ficar postando fotos dando sua opinião que isso vai te fazer um sommelier.
Sendo você atuante ou não no mercado, sendo apenas um sommelier de si, você pode e deve estar disposto a buscar qualidade e gerar debates saudáveis acerca da cerveja. Aproximar as pessoas da cerveja sempre!
- O que você diria aquela pessoa que está pensando em se tornar um Sommelier?
Buscar cursos para iniciar seu conhecimento ou ainda se aperfeiçoar, exige um investimento relativamente alto. Além do investimento monetário também se fez necessário um investimento de tempo, girando em torno de 100 horas de carga horária e tempo para se dedicar aos estudos. Então a pergunta que fica é: você realmente precisa deste certificado? Vale a pena a reflexão antes de se jogar para o universo de estudos, esteja preparado!
- Mensagem final:
Parabéns a todos que atuam de forma profissional ou não, que agregam conhecimento junto ao setor que escolheram trabalhar, ajudando a fazer crescer todo mercado cervejeiro!