Abrir uma distribuidora de bebidas exige planejamento

  Se você está pensando em abrir uma distribuidora de cerveja, este conteúdo é para você! 

 Abrir uma empresa não é uma tarefa fácil, o empreendedor irá se deparar com fiscalização, cargas tributárias, burocracias e além disso, tem os imprevistos, que podem ocorrer o tempo todo – é raro, mas sempre acontece, não é mesmo!? Mas o grande problema, que costuma ocorrer, é a falta de planejamento, e esse pode ser letal.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 60% das empresas se deparam com a falência nos primeiros cinco anos, por falta de planejamento e gestão. Ainda segundo eles, planejar não é uma opção, é fundamental para uma empresa ter saúde financeira e fôlego, principalmente na hora de enfrentar imprevistos.

A seguir você vai encontrar alguns pontos que recomendamos avaliar no momento de planejar abrir esse tipo de negócio.

É difícil imaginar uma festa e eventos sem algum tipo de bebida, cerveja, destilados, refrigerantes, água mineral, energético e por aí vai. Até mesmo as pequenas confraternizações familiares e de amigos necessitam de algum tipo de bebida, além do mais, estamos no verão, uma época de férias e praia, que combinam muito bem com bebidas refrescantes. E isso pode ser uma oportunidade de mercado.

Além de pensar em infraestrutura e logística, é muito importante ter uma ferramenta de gestão para tudo isso.

Trouxemos alguns pontos que acreditamos que seja de extrema importância que você adicione em seu planejamento inicial para a abrir uma distribuidora de bebidas. Confira:

A infraestrutura vai muito além de um endereço

 Antes de escolher o local onde você vai abrir o seu negócio, recomendamos que você analise os seguintes pontos a fim de evitar dores de cabeça:

  • Haverá espaço suficiente para o armazenamento?
  • O local será adequado para manter a qualidade das bebidas?
  • Já existe um sistema de prevenção a incêndios?
  • Depois de empilhadas as garrafas e chopeiras, haverá espaço para transportar as bebidas no espaço, com carrinho ou para levar até e expedição (saída das bebidas)?

Equipe qualificada e com funções bem definidas

Pouco adiantará ter uma boa estrutura se não houver um time para operar. Você pode precisar de pessoas responsáveis pela estocagem, recebimento e descarregamento de cargas, entregas, atendimento ao público, administrativo, e por aí vai. Coloque isso no papel!

Pronto. A estrutura já está organizada e os colaboradores estão definidos. E agora?

É a logística quem estrutura como tudo vai funcionar:

Logística é uma parte estratégica dentro da empresa, ela é responsável por estruturar as execuções de atividades dentro de uma empresa, assim como definir recursos para tais. Também pode ser a logística quem faz pesquisa e encontra meios mais rentáveis e econômicos de realização alguns processos, como, por exemplo, como deverá funcionar as entregas das mercadorias (ordem de entrega, tipo de veículo,se a bebida estiver gelada, qual será a melhor forma de entregar sem esquentar-lá, etc).

Algumas atribuições da logística dentro de uma distribuidora podem ser:

  • Como e de onde as bebidas deverão chegar até a distribuidora;
  • De que maneira será feita a entrega para o consumidor final? 
  • Como será o transporte dos barris? 
  • Precisa ter um espaço refrigerado? 
  • Qual serão os dias e horários da distribuidora? 
  • Terão horários de plantão apenas para entrega?
  • Quando é rentável fazer as entregas e qual o raio de abrangência?
  • Importante lembrar que, os custos com veículo, combustível e colaborador precisam ser previstos e embutidos no preço final para evitar prejuízos!

É importante planejar os períodos do ano que terão maior demanda, como festas de final de ano, carnaval, início do verão, entre outros.

Sistema de gestão: o coração de um negócio

 Você pode ter o melhor local, mobiliario interno, logística bem definida, um grande time de vendas e uma infraestrutura de primeira, mas, dificilmente conseguirá dar partida sem ter uma gestão de equipamentos, estoque, entregas, financeiro e emissão de notas fiscais, boletos, entre outras atividades que possam ser necessárias na gestão, a depender do porte da sua distribuidora de bebidas.

A gestão de uma empresa são estratégias de condução do negócio, que devem trazer melhores resultados. Dentro disso, há o que chamamos de ERP, que significa Enterprise Resource Planning, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, ou seja, é um sistema de informação que interliga todos os dados e processos de uma organização em uma única plataforma.

E é aí que acontece a magia do negócio: o seu ERP deve ser adequado para o seu mercado, que tenha as funcionalidades que uma distribuidora de bebidas precisa e melhor ainda, quando se adapta ao porte do negócio. Você pode até utilizar um sistema voltado para um restaurante, por exemplo, mas não espere bons resultados e ferramentas que supram suas necessidades.

O ERP do seu negócio precisa trazer praticidade e funcionalidades adequadas, como as citadas acima. O BeerSales é o ERP número um do mercado cervejeiro e possui módulos pensados para distribuidoras de bebidas. Com ele você faz gestão financeira, fluxo de caixa, controle de estoque, emissão de notas e boletos, cupom fiscal, controle de equipe de vendas, leitor de barris por aplicativo, e muito mais. Se quiser saber mais sobre, pode CLICAR AQUI 

Tributação e questões fiscais para abrir uma distribuidora de bebidas: 

 Este assunto acaba pegando muito empreendedor que está buscando abrir uma distribuidora. Quando o assunto é dinheiro, acende um alerta vermelho, né? E quando se trata de tributação, deve acender dois!

Este ponto é muito importante e na maioria das vezes não é levado em conta pelos empreendedores, seja por falta de conhecimento ou ser um “detalhe” que pode ser resolvido contrato uma empresa prestadora de serviços contábeis, MAS não é bem assim que funciona.

É preciso compreender sobre tudo que envolve a tributação e questões fiscais do seu Estado, a lembrar que hoje no país, cada estado possui suas próprias regras além das gerais para todo país, para não ser pego de surpresa. 

 O BeerSales foi 100% desenvolvido para o mercado cervejeiro, bares, distribuidoras e cervejarias, de todos os portes. Ele realiza diversas automações, e sempre de forma atualizada para todo Brasil. 

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Acesse esse outro conteúdo do nosso blog, leia aqui. E por falar em tributação, você já ouviu falar sobre ou tem dúvida a respeito de códigos de barras? 

Acesse o nosso conteúdo sobre GTIN clicando aqui.

Se você chegou até aqui, parabéns! Sinal de que entende da importância de planejar antes de abrir a sua distribuidora de bebidas.

Se inscreva em nossa newsletter e receba todas novidades, sem perder nada! Clique aqui para se inscrever em nossa newsletter. 

Marketing e-get

Marketing e-get

Os comentários estão desativados.