Imagem: Divulgação/internet
Uma prática comum de cervejarias e distribuidoras é a alocação de barris, cilindros e chopeiras em seus clientes para o consumo do produto. E um dos grandes desafios enfrentados é o controle efetivo desses barris, assim como outros equipamentos, em seu estoque e alocados em clientes.
Ter um controle impreciso pode ocasionar perdas financeiras, em função de extravios, avarias, produtos vencidos, etc., assim como, possíveis transtornos com clientes.
Para ajudar a minimizar estes inconvenientes, vamos lhe passar algumas boas práticas utilizadas por cervejarias para o controle desses equipamentos.
Identificação
A identificação dos equipamentos é a primeira medida a ser tomada para podermos adotar um controle de equipamentos. Para isso, você pode colocar desde etiquetas simples com uma numeração até etiquetas adesivas com logotipo da empresa, número do equipamento e código de barra. As etiquetas também podem ser de diferentes cores para identificar o tipo de produto que está dentro. Um lacre pode identificar o lote especificando a validade do produto.
Controle
Também é possível fazer este controle através de Planilha de Excel (clique neste link para baixar um modelo gratuito que preparamos para você) desta forma, você irá montar uma listagem dos barris com seus respectivos números de patrimônio, bem como seu status (DISPONÍVEL, ALOCADO, AVARIADO, INATIVO, ETC.), para qual cliente foi alocado, desde quando está alocado e sua previsão de retorno, etc. Com esses itens, você poderá ter uma visão geral da situação de cada barril.
Documentação
- Nota Fiscal
A emissão de uma Nota Fiscal registrando esta operação de comodato é bastante indicada nesses casos, já que os barris serão transportados até o cliente e estão sujeitos à fiscalização.
- Documento interno
Você pode criar um documento interno e utiliza-lo quando emprestar um barril ou outro equipamento para seus clientes. O documento vai te proporcionar um registro formal de que o cliente recebeu determinados barris e se responsabiliza em relação aos mesmos.
Ele pode conter as informações do cliente, data da alocação e os números de patrimônios dos equipamentos alocados na operação.
Este documento pode ser gerado em cada operação de alocação de equipamentos para seus clientes.
É importante que este documento tenha uma área para coleta de assinatura do responsável pelo recebimento do equipamento no cliente.
- Contrato de comodato
O contrato de comodato é uma descrição completa das responsabilidades das empresas em relação aos equipamentos envolvidos na operação.
É possível solicitar ao setor jurídico ou parceiro da empresa, para desenvolver este tipo de documento, de acordo com seu negócio.
São muitas as opções para você ter controle total de seu patrimônio. Para te ajudar, preparamos uma Planilha em Excel em que você pode saber exatamente onde estão seus barris, cilindros e chopeiras e quando devem retornar.
Como é possível perceber, trata-se de uma ferramenta prática. Nossa equipe espera que este conteúdo tenha somado comece a facilitar a sua rotirna na cervejaria e distribuidora!
Uma resposta em “Está perdendo barris? Saiba como solucionar este problema”
bom conteudo