Um Procedimento Operacional Padrão (POP), tem como função apresentar instruções de ordem das operações e sua frequência de execução. Ou seja, descrever as tarefas que fazem parte da rotina de trabalho, de forma simples, objetiva e completa. O mapeamento dos processos e sua documentação, possibilitam que os funcionários de uma organização entendam o seu funcionamento de forma geral e as atividades que cada setor desempenha.
Simultaneamente ao mapeamento dos processos, pode ocorrer o estudo para a implantação da gestão da qualidade do produto. O objetivo é implementar melhorias que agreguem valor a qualidade da produção.
Gestão de processos e de qualidade caminham na mesma direção: análise e controle de processos. Diferem no que diz respeito as características do trabalho, como escopo de processo, tecnologia utilizada, metodologia e ferramentas de análise. Uma forma de auxiliar na implantação da gestão de qualidade é o desenvolvimento do POP.
Ao elaborar um POP é interessante que ele contenha: nome, objetivo, local da aplicação (setor), descrição das tarefas, siglas, fluxogramas, dados sobre sua atualização, versão e gestor, entre outros itens que possam ser definidos como importantes para a organização. Os colaboradores (experientes e novatos) o usarão como guia, pois será a base que garantirá a padronização das atividades assegurando aos usuários serviços e produtos livres de variações que comprometam a qualidade final.
Dentro de uma cervejaria ou pub’s, podemos citar alguns procedimentos que podem ser padronizados:
- Higiene no processo de produção;
- Higiene dos colaboradores no processo de produção;
- Limpeza de pisos e paredes;
- Limpeza da linha de chopp;
- Limpeza de caixas d’água.
Os POP’s podem ser disponibilizados conforme definição dos gestores. Dentre as possibilidades estão: somente para os colaboradores do setor que irão utilizar, ou para todos os colaboradores, com objetivo de conhecimento das atividades internas da organização. A entrega pode ser a partir de documentos impressos ou somente para consulta numa base de dados.
A gestão de qualidade e gestão de processos podem possibilitar não somente a organização processual e vantagem competitiva, mas também proporcionar melhoria contínua, aumentando cada vez mais a qualidade do produto principal: a cerveja.
Assuntos Relacionados
2 respostas em “POP e a Gestão de Qualidade”
GOSTARIA DE CONHECER
Olá Wagner, tudo bem? Obrigado por entrar em contato conosco! Vamos lhe enviar um e-mail para maiores informaçõs sobre o Sistema BeerSales. Até breve 🙂