Código de Barras para Cervejas (produtos): Da implementação a geração do código de barras

Que o código de barras se trata de uma ferramenta essencial para comercialização de produtos, você já sabe, mas o que mais você sabe sobre o assunto?

Este conteúdo visa esclarecer tudo que você precisa saber referente a identificação e comunicação de produtos, serviços e localidades, com base em padrões internacionais reconhecidos por empresas em todo o mundo!

O código de barras visualmente falando é um selo que deve ser aplicado no produto. É graças a este código que existe uma linguagem, ou seja, uma comunicação entre parceiros comerciais para classificação de itens, tais como: tamanho, cor e tipo do produto. 

Quais as principais vantagens do Código de Barras:

Através do código de barras é possível fazer o controle de estoque dos produtos da empresa, fazer rastreabilidade de produtos, monitorar vendas realizadas, compras, margens de lucro, estoques, fluxo de caixa e de outras variáveis.

Aqui no Brasil há o órgão multissetorial e privado que administra a implantação da numeração do código de barras, que é a antiga EAN, atualmente chamada de GTIN. A filiação pode ocorrer por empresas ou pessoas autônomas. 

Ainda, também é importante ter conhecimento sobre a Associação Brasileira de Automação (GS1) que se trata de uma organização multissetorial, neutra e sem fins lucrativos, que desenvolve e mantém padrões globais para uma comunicação empresarial eficiente, colaborando para o processo de automação das cadeias de suprimentos, desde a matéria-prima até o consumidor final. ​​​​​​​​​​​​​

Como começar a utilizar Código de barras nos produtos (cervejas)?

  1. O primeiro passo para começar a usar, é tê-los, já que eles serão a identificação dos produtos da sua cervejaria ou distribuidora de cerveja. O código de barras se trata de uma combinação de Prefixo, ligado ao país e à sua empresa, e um segundo número único ao produto.
  1. O único caminho possível para geração do código de barras para produtos (cervejas) é através do portal do GS1 (Se faz necessário preencher o formulário através deste link (clique aqui). 

Abaixo você encontrará a tabela com maiores informações sobre os investimentos necessários para gerar seu código de barras pela GS1: 

3) Determinar o código de cada item da produção, por exemplo: Como a compra pode ser de um único código de barras, e como cada representante pode variar um pouco no processo de atribuição dos códigos de produto, essa etapa é feita juntamente com o representante responsável pelos códigos.

4) Definição da impressão: Há diversos formatos, como por exemplo: Flexográfica, impressão offset, impressão digital (jato de tinta ou laser), e impressão térmica. 

A escolha irá variar de acordo com o produto! Para embalagens e etiquetas, sugerimos que você utilize para sua cervejaria a modalidade de Flexográfica para impressão em grandes volumes, já que o custo de impressão é menor por unidade. Contudo, caso sejam poucas unidades para fazer a impressão das etiquetas, ou ainda, quando há variação entre elas, a melhor pedida é impressão térmica.

Observação: Na impressão flexográfica e térmica, o ideal é alinhar os códigos de modo perpendicular à direção da impressão (orientação escalonada), pois isso evita distorções no código e aumenta a sua qualidade e precisão.

5) Selecione um ambiente primário para a leitura dos seus códigos de barras: A escolha ou determinação a depender do produto, tamanho, posição, tipo e qualidade do código de barras depende de qual será a  aplicação (ponto de venda ou scanner de supermercado, scanner em armazém, linha de produção da indústria ou transporte e logística, por exemplo). Por isso, determinar este ambiente primário é de suma importância já que irá agilizar a leitura. 

6)Escolha um tipo de código de barras: Caso você tenha como objetivo vender sua cerveja em mercados e pontos de venda (varejo) recomendamos o código do tipo EAN-13, padronizado no Brasil para essa aplicação.

7) Determine o tamanho do código de barras:  Os códigos para cervejas que é o EAN-13, são omnidirecionais, ou seja, há uma relação fixa entre altura e largura, não é permitido achatar o código de barras em qualquer dimensão (diminuir a altura das barras é chamado de truncamento. É um recurso utilizado por empresas para diminuir o espaço que os códigos ocupam na embalagem, mas não é recomendado, pois dificultam a leitura do código, que só poderá ser lido em uma única posição).

8) Acrescente o número legível abaixo do código: Detalhe de extrema importância tendo em vista que, caso o código venha a ter algum problema ou estar ilegível será necessário digitar os números manualmente. Por isso, os números devem ser posicionados acima ou abaixo do código de barras, em tamanho proporcional ao tamanho do código e em qualquer fonte, desde que altamente legível.

9) Selecione a cor do código de barras: A cor mais utilizada é o código em preto e o fundo branco, respeitando os espaços de margem ao redor. Mas é possível utilizar outras cores, desde que em alto contraste e observando os seguintes itens:

  • As cores das barras devem ser escuras. Evite a cor vermelha nas barras, pois como a maioria dos leitores usam luz vermelha para o scanner, essa cor pode se tornar invisível. Recomenda-se o preto, azul escuro, marrom escuro ou verde escuro.
  • As cores de fundo devem ser claras. Recomenda-se o branco, o vermelho, laranja, rosa e amarelo.
  • A cor do fundo também deve ser sólida, sem texturas, marcas d’água ou efeitos semelhantes que possam vir a atrapalhar a legibilidade dos códigos.

10) Aplicação do código de barras no rótulo ou na embalagem: Primeiro, é preciso selecionar o local onde será aplicado o código de barras e ainda levar em conta dois pontos: O primeiro se trata do ambiente que o código será lido; Recomendamos que você não posicione ele em cantos, tampas, quinas ou áreas de difícil acesso. Quando o seu produto é embalado em grupo ou recebe uma segunda embalagem a posição do código pode facilitar a leitura sem que a embalagem externa tenha que ser aberta ou desfeita.

E o segundo item é do próprio design do rótulo, evite colocar o código de barras em local muito visível e de fácil acesso da embalagem, desta forma poderá retirar o foco da sua identidade e embalagem ou ainda cobrir informações que são importantes que o usuário tenha conhecimento.

11) Desenvolva uma avaliação de Qualidade para o código de barras: Antes mesmo de fazer a impressão do código de barras em grande quantidade, verifique e teste a legibilidade das amostras. Há scanners que poderão verificar se a qualidade está de acordo! Desta forma, você terá maior segurança sobre os produtos, evitando perder informações, localização do produto, entre outras vantagens para todo ciclo de venda.

   Agora que você já sabe um pouco mais sobre tudo que envolve os cuidados com o código de barras e onde fazer para sua cerveja (produto) bora colocar a mão na massa!

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